NOTÍCIA ANTERIOR

Mulher de Riacho de Santana e filhos gêmeos estão entre desaparecidos de prédio que desabou em São Paulo

PRÓXIMA NOTÍCIA

Caetité: Escolinha Grão de Areia realiza primeira etapa do Projeto Oficina de Teatro.

A difícil missão de pagar um aluguel comercial em Caetité.

Data publicação: 02/05/2018

Quando um empreendedor ou um empresário, decide abrir sua loja, vários fatores são levados em conta. Em Caetité, um chama a atenção de quem se arisca no mundo do comércio. Além das despesas com impostos, funcionários, água, luz  e mercadorias, o comerciante enfrenta em Caetité, a dura missão de pagar um caro aluguel  para abrir seu negócio.

Sem qualquer fiscalização, ou órgão que regularmente os alugueis de pontos comerciais na cidade, os donos dos referidos pontos, ultrapassam a margem do bom senso, cobrando valores que muitas vezes são abusivos e fora da faixa do mercado. 


Esse cenário ficou mais evidente diante da crise financeira que abateu sobre o Brasil. É comum  lojas sucumbirem, por não alcançarem metas de vendas que possam manter o comércio aberto e com os pagamentos dos alugueis em dia. A saída é fechar as portas. 


Na principal via da cidade, a Avenida Santana, é comum que pontos maiores sejam alugados até por 10 mil reais. Os valores são comparados, levando em conta o número de habitantes nas cidades e podem ser igualados com  grandes centros urbanos como São Paulo e Salvador, onde o número de  clientes é muito maior e o giro de mercadoria e vendas superior.


Informações colhidas pela reportagem do Caetité Notícias, indicam que uma grande rede de lojas de varejo do Brasil, iniciou um estudo de viabilização de instalação de uma unidade em Caetité, mas os preços  dos alugueis, fez com que a rede recuasse, cancelando o projeto de expansão na cidade. 


Índice Geral de Preços do Mercado


O índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) é calculado pela Fundação Getúlio Vargas e indica a variação de preços principalmente para a realização de ajustes de contratos de locação de imóveis. Para conhecer esse índice, é preciso acompanhar a tabela oficial, divulgada mensalmente, sendo o valor para reajuste baseado no valor acumulado para os últimos 12 meses. Garante-se, assim, um reajuste dentro das variações do mercado.  


Enquanto isso, os comerciantes que geram, emprego e divisas para a cidade de Caetité, fazem mágica para manter os estabelecimentos abertos. 


Perde o consumidor e a cidade, que sofre com o  êxodo comercial para cidades vizinhas. 


Caetité Notícias © Copyright 2011 - 2017, Todos os direitos reservados Desenvolvido por WSouza Sistemas